Nos meus 10 anos de dança ouvi muitas pessoas usarem o termo “técnica” sem realmente entender o que esta palavra significa. ” Aquela pessoa tem muita técnica” ou “fulano não tem técnica nenhuma”. Mas o que a palavra técnica quer dizer? De maneira bem simplificada técnica significa maneira de fazer algo, jeito de fazer algo ou forma de fazer algo. Nas frases que citei acima as pessoas consideram que só existem boas técnicas, ou técnicas eficientes. Logo o que as pessoas querem dizer é que, “aquela pessoa utiliza boas técnicas” ou ” fulano usa técnicas muito ineficientes”.
Agora que entendemos melhor o que técnica significa, é fácil concluir que, SIM, Forró tem inúmeras técnicas. Agora sim podemos fazer boas perguntas.
- Existem pessoas que estudam, criam e aprimoram técnicas para dançar forró?
- Eu preciso saber muitas técnicas sofisticadas para dançar forró?
- Faz diferença eu aprender boas técnicas pra dançar forró?
- Quais são as técnicas especificas que definem o forró?
Vamos a elas
Existem pessoas que estudam, criam e aprimoram técnicas para dançar forró?
Com toda a certeza do mundo. E falo desta forma porquê além de ser uma dessas pessoas eu conheço e trabalho com várias delas. Cada dia mais o forró cresce ao redor do mundo, isso mesmo, dom mundo! (leia: Existe forró fora do Brasil?) E esse crescimento não vem só dos prazeres de se dançar forró, vem de uma comunidade forte e apaixonada que trabalha muito para desenvolver não só a dança, mas como a música e a arte.
Para criar e sustentar uma demanda de pessoas cada vez maior procurando aulas de forró, baladas de forró e shows de forró é preciso que haja um trabalho de muita qualidade, feito por muitas pessoas. Se as músicas não fossem bem trabalhadas e produzidas hoje em dia toda a leva de forrozeiros que gosta do forró atual talvez nem tivesse a chance de conhecer a fundo os sucessos do passado como Luiz Gonzaga, Dominguinhos, Jackson do Pandeiro e Marinês.
Da mesma forma se os professores e dançarinos não tivessem desenvolvido suas técnicas (leia:6 Dicas Rápidas Para Aprender A Dançar E Acelerar Sua Evolução Na Dança), melhorado sua capacidade de ensinar e de fomentar a sua comunidade os alunos que hoje passam anos nas academias não durariam meses, pois logo perceberiam que seus mentores não sabem muito mais os próprios alunos. Para crescer em quantidade o forró passa por um processo constante na melhoria da qualidade de seus profissionais cada vez mais sérios e compromissados por todo Brasil e ao redor do globo.
Eu preciso saber muitas técnicas sofisticadas para dançar forró?
Essa também é uma resposta muito simples. A comunidade do forró é altamente receptiva e por se tratar de uma manifestação cultural espontânea, o forró não possui certo ou errado. Logo com pouco conhecimento já é possível dançar e se divertir com. No forró quem sabe mais cuida de quem sabe menos e incentiva a saber mais, pois quanto mais aprendemos mais nos divertimos.
Faz diferença eu aprender boas técnicas pra dançar forró?
Por mais que saber pouco já seja suficiente para começar a colher os benefícios do forró, faz muita diferença estudar as boas técnicas. É fácil identificar em uma balada de forró as pessoas que aprenderam simplesmente dançando e as pessoas que foram instruídas e incentivadas a aprimorar seus movimentos. Tanto de fora da dança, quando se observa uma nítida diferença de postura e do desenho dos movimentos, quanto de dentro, em que é possível notar a enorme diferença no conforto dos movimentos e na clareza da comunicação (condução e resposta). A dança de um casal que utiliza técnicas avançadas, é fluida, os movimentos se encaixam de forma orgânica. É tão leve e prazerosa que parece ser extremamente fácil.
Ao estudar boas técnicas passamos, além de interagir melhor com nosso par, a interagir melhor com a música, pois o controle corporal aliado à criatividade permite uma sintonia única do casal com a música. Essa sintonia é tão bonita que quem vê de fora compreende cada movimento e inclusive percebe coisas na música que não perceberia se não estivesse vendo alguém dançar.
Quais são as técnicas especificas que definem o forró?
Posso até quebrar suas expectativas mas não vou citar o nome de nenhuma técnica e de nenhuma movimentação. É evidente que existem inúmeros passos que são característicos do forró, porém como já mencionei antes, o forró é uma manifestação cultural espontânea ou seja surgiu de forma não programada e não estruturada pela simples vontade de dançar e aliviar os estresses da vida de trabalho árduo.
Forró é uma festa em que se encontram os amigos antigos e se fazem amigos novos. Onde se flerta com respeito e se namora com paixão. Onde se bebe ou não e se dança pelo simples motivo de deixar a vida mais leve e gostosa. Por isso quando ensinamos forró fazemos festa e fazemos a alegria ser o passo mais importante, para que as boas técnicas sejam aprendidas com o objetivo de desfrutar cada vez mais da felicidade de se expressar através da dança.
Convido você a deixar seu depoimento com experiencias e opiniões sobre o papel da técnica no forró. E se você ainda não estuda essa dança maravilhosa, deixo também o convite para você me visitar em uma de minhas escolas em Belo Horizonte, ou alguma unidade da rede que fez eu me apaixonar pelo forró e pela dança, o Pé Descalço (BH, São Paulo, Santo André, Niterói, Juiz de Fora, Contagem e Londres).
Muito Obrigado
Felipe Raso Jamel Edim
Quanto vale este conteúdo para você?
Você pode ajudar a manter a qualidade e a periodicidade do Blog doando qualquer quantia! Este conteúdo segue grátis, mas a sua doação contribui para que o Blog siga firme ajudando a sua caminhada na dança!
Se não quiser quiser doar, não tem problema algum, você pode contribuir indicando o Blog para uma amigo ou compartilhando nas suas redes sociais!!!
Para ser um colaborador recorrente, você pode fazer doações mensais através do link abaixo:
APOIA.SE/feliperasoforro
Pingback: 3 Motivos Pelos Quais a Dança de Salão É A Atividade Física Mais Completa Para Sua Saúde !!! | FORRÓ
Pingback: Posso recusar uma dança ou parar uma dança no meio? Entenda regras básicas de educação e respeito no salão!! | FORRÓ
Pingback: VERMELHA DO PÉ DESCALÇO! Como atingir? | FORRÓ
Pingback: Os Nossos 6 Sentidos No Forró!! | FORRÓ
Pingback: As 4 Dúvidas mais frequentes antes de fazer aula de forró!! | FORRÓ
Pingback: Proposta, Intervenção, Enfeite, Autocondução, Condução Compartilhada! Entenda a diferença entre os termos que estão na moda na dança de salão! | FORRÓ
Pingback: Apoio VS Contrapeso! Entenda a diferença entre os dois termos! | FORRÓ
Pingback: Forró Pé Descalço é forró de verdade? . | FORRÓ
Pingback: A Dança Como Forma de Tradução de Quem Somos!! | FORRÓ
Pingback: Top 10 Bandas/Artistas Do Forró Atual! | FORRÓ
Pingback: Como dançar com pessoas de diferentes níveis? | FORRÓ
Pingback: Não danço, porque eu não sei! Entenda porque está frase está do avesso! | FORRÓ
Pingback: Pisada 2 no forró! A pisada da agilidade e a mais negligenciada. | FORRÓ
Pingback: Da Humildade à Paixão! Os 5 Passos da Filosofia Pé Descalço | FORRÓ
Pingback: Forró Pé De Serra, Universitário, Roots, Eletrônico. Qual a diferença entre estes estilos? | FORRÓ