Talvez este será o texto mais breve do blog!
Muitos professores e alunos acabam usando estes dois termos como se fossem sinônimos quando na verdade existe uma diferença conceitual bem relevante entre eles!!
Apoio
É a situaçao em que um dançarino não conseguiria se manter equilibrado por conta própria e utiliza o par, a parede ou qualquer objeto que consiga lhe conferir novamente o estado equilibrado.
CONTRAPESO
É a situação em que os dois ou mais dançarinos, o dançarino e o objeto ou,os dançarinos e o(s) objeto(s) estão desequilibrados e necessitam do apoio mútuo para reestabelecer o equilíbrio. Em palavras mais simples, nenhum dos envolvidos ficaria de pé se não houvesse o outro…
Por isso não é correto dizer que você faz um contrapeso com o chão, por exemplo, pois o chão não precisa de você para se manter estável equilibrado. Também não criamos situações em que há contrapeso no ponto de contato (contrapeso nas mãos por exemplo), isso são simplesmente forças opostas. O ponto de contato é apenas a conexão entre os dois corpos que estão em contrapeso.
Para ajudar ainda mais a entender podemos observar termo utilizado em inglês para este conceito:
“Counterbalance”
Counter= Contra (ideia de oposição)
Balance = Equilíbrio
Nos dá a ideia de que dois ou mais corpos precisam se opor para alcançarem o equilíbrio!
Na dança existem dois tipos mais clássicos de contrapeso:
1 – Contrapeso em A: quando as bases(normalmente os pés) estão afastadas e o topo dos corpos estão em contato. Um castelo de cartas é construído com este tipo de contrapeso.
2 – Contrapeso em V: quando as bases estão bem próximas e o topo dos corpos estão bem afastados. Contrapeso do tipo da brincadeira de criança de segurar as mãos aproximar os pés e sair rodando!!
Espero ter conseguido esclarecer essas diferenças para você.
Agora fica o convite para você me visitar em uma de minhas unidades em Belo Horizonte, ou alguma unidade da rede de ensino que me faz cada dia mais realizado, o Pé Descalço (BH, São Paulo, Santo André, Niterói, Juiz de Fora, Contagem e Londres).
Quanto vale este conteúdo para você?
Você pode ajudar a manter a qualidade e a periodicidade do Blog doando qualquer quantia! Este conteúdo segue grátis, mas a sua doação contribui para que o Blog siga firme ajudando a sua caminhada na dança!
Se não quiser quiser doar, não tem problema algum, você pode contribuir indicando o Blog para uma amigo ou compartilhando nas suas redes sociais!!!
Para ser um colaborador recorrente, você pode fazer doações mensais através do link abaixo:
APOIA.SE/feliperasoforro
Leia Também