Devo dar mais crédito às dicas do professor condutor ou conduzido quando faço aula?

Neste texto você vai entender qual o melhor professor pra focar a sua atenção para poder extrair as informações com o máximo de eficiência e otimizar o seu aprendizado.

Antes de tudo

Antes de qualquer coisa, respeite os seus professores e o conhecimento deles. Independente da impressão e da opinião que você tenha deles, entenda que eles com certeza tem mérito por estar ali, e estão focados em transmitir aquilo que sabem para você. Mesmo que sejam inexperientes ou não tenham uma boa didática, eles estão buscando fazer o melhor que conseguem para que você absorva aquilo que eles tem a dizer.

Agora vamos direto ao ponto, para quem eu devo dar mais atenção, mais crédito para o professor conduzido ou para o condutor?

Identificação

Muitos podem pensar: Depende da função do aluno! Mas isso não é verdade. Isso é apenas o que acontece na maioria das vezes de forma inconsciente. Nós tendemos a dar mais atenção para aquelas pessoas que são mais parecidas com a agente. Toda forma de identificação conta para que você seja mais atraído pelas informações de uma pessoa ou de outra. Sexo, cor da pele, altura, biotipo, orientação sexual, escolha de vocabulário, animação, gestos, tom de voz, linha de raciocínio e tantos outros. Quanto mais itens forem parecidos com as suas características mais você tende a valorizar o que aquela pessoa diz.

Dessa forma é natural que haja uma grande possibilidade de condutores ouvirem mais os condutores e conduzidos ouvirem mais os conduzidos. Porém pode acontecer de um conduzido ter inúmeras semelhanças com o professor condutor e então a identificação faz com que a atenção seja naturalmente atraída.

Infelizmente tendemos a dar mais crédito também para as pessoas que tem esteriótipos socialmente construídos. mesmo que você não tenha nenhuma identificação pessoal com este esteriótipo. É o que nos foi ensinado a acreditar durante grande parte da nossa vida o que torna isso uma resposta praticamente automática.

Mas isso é o que fazemos sem perceber, por isso é importante ter consciência disso para podermos treinar a fugir dessas atrações superficiais e focar naquilo que realmente vai nos trazer mais benefício. Temos que focar a nossa atenção em filtrar as informações de qualidade.

Uma função não existe sem a outra

Um professor condutor sabe conduzir, mas para isso ele teve inúmeras horas de treino dançando com conduzidos, então ele também sabe muitas coisas que um conduzido deve fazer. Um professor conduzido aprendeu a reagir às conduções a custa de inúmeras horas de treino com todo tipo de condutor. Então um professor conduzido sabe várias coisas que um condutor deve fazer para dar boas conduções. Além disso, professores dão aula uns com os outros e escutam as dicas que o parceiro dá aos alunos com uma grande frequência e são plenamente capazes de absorver aquele conteúdo.

Espero que você já tenha entendido que não importa qual professor está te dando a informação, escute-o e tente executar o que está sendo sugerido pois no fim das contas o responsável pelo seu aprendizado não é o seu professor, é você mesmo, e muita gente coloca barreiras desnecessárias no próprio aprendizado por não dar crédito ao que o professor “menos atraente” está dizendo.

Da mesmo forma, também escute as dicas dadas aos alunos da função que não é a sua. Quanto mais você entende o que o a pessoa da outra função deveria fazer, mais você entende o que você deve fazer para contribuir com a execução do seu par. E dança a dois exige essa colaboração em que um faz o que pode para ajudar o outro.

Conclusão

Toda informação é preciosa e vem das experiencias que os seus professores viveram. Eles já passaram por muitos obstáculos que você não precisa passar por que eles estão ali te dando o atalho. Muitos dos obstáculos que eles tiveram que enfrentar existiram porque eles não tinham acesso à informações que você tem, porém muitos outros obstáculos só foram enfrentados porque eles provavelmente escolheram não escutar alguns dos professore deles!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s